Tamanho do texto:
A
A
A

Pela sua Saúde


Vacinação na Grávida

Desde o dia 1 de janeiro de 2017 todas as grávidas entre as 20 e as 36 semanas devem vacinar-se contra a Tosse Convulsa e o Tétano. Esta alteração é umas das grandes novidades do novo Programa Nacional de Vacinação.

A Vacina chama-se Tdpa e confere proteção contra as doenças do Tétano e da Tosse Convulsa.

Mas esta vacina é segura para o seu filho? Esta vacina é constituída por elementos inativos que são seguros para si e para o bebé que aí vem.

Porquê fazer esta vacina? Esta vacina permite que a mãe passe defesas ao bebé nos primeiros meses de vida, altura em que o bebé deverá ser vacinado, conferindo uma maior defesa para estas doenças.

A tosse convulsa, também conhecida pela tosse dos 100 dias, pode levar a um estado de dificuldade respiratória do recém-nascido, podendo em alguns casos ter um desfecho fatal.

Quando fazer? Deve ser vacinada entre as 20 e as 36 semanas de cada gestação, de preferência depois da ecografia das 20 semanas.

Quanto custa? Esta vacina é gratuita pois pertence ao Programa Nacional de Vacinação.

É assim importante a vacinação da futura mamã em todas as gravidezes. A grávida também deve aproveitar a oportunidade para atualizar as suas vacinas conforme o programa.

Em caso de dúvida não hesite em perguntar ao seu médico ou enfermeiro de família, devendo andar sempre acompanhada com o seu Boletim de Saúde da Grávida.

Proteja a sua família. Vacine-se.


João Martins

Médico Interno de Saúde Pública

Unidade de Saúde Pública - ACES Almada-Seixal