Tamanho do texto:
A
A
A

Roteiro Turístico

Se há cidades portuguesas bem servidas pelos caminhos-de-ferro é, seguramente, Lisboa e Setúbal. A viagem a partir de Lisboa ou Setúbal é cómoda e rápida, tendo, ainda, o atrativo suplementar de passar na Ponte 25 de Abril, com uma belíssima vista sobre Lisboa e o estuário do Tejo. Uma vez que chega a qualquer uma das cidades não falta que ver. Ruas e vielas, museus, exposições, jardins, parques naturais, um vastíssimo património cultural e ambiental para descobrir. Venha com a Fertagus e descubra o património histórico, ambiental e cultural que está mesmo ao seu lado em cada estação!

Roma-areeiro

Museu Arqueológico do Carmo

A igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo foi fundada em 1389 para comemorar a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota. O edifício conserva elementos primitivos, uma falsa ruína e um espólio.Está aberto ao público das 10 às 18 horas (Outubro a Maio) e das 10 às 19 horas (Junho a Setembro), dispõe de uma livraria/loja de souvenirs, uma biblioteca, um auditório com 50 lugares e oferece serviços educativos.

  • Metro - Linha Verde até “Rossio” – 13 minutos e percurso a Pé - 10 minutos

Aeroporto Internacional de Lisboa

O Aeroporto da Portela é o maior aeroporto português com o maior volume de tráfego de passageiros. Está aberto todos os dias da semana (24 horas), dispõe de dois terminais (T1 e T2), duas áreas comerciais (46 lojas e 31 restaurantes) e serviços para pessoas com mobilidade reduzida: 

  • Táxi - 10 minutos
  • Metro - Linha Verde até “Alameda” e Linha Vermelha até “Aeroporto” – 20 minutos
  • Carris - Autocarro 705 – 11 minutos 

Castelo de S. Jorge

É um monumento nacional que outrora foi uma residência real medieval, possui uma fortificação com onze torres, um núcleo arqueológico, um museu, um periscópio e um miradouro. Está aberto ao público das 9 às 18 horas (1 de Novembro a 28 de Fevereiro) e das 9 às 20 horas (1 de Março a 31 Outubro), detém duas zonas de restauração, duas lojas de souvenirs e oferece programas de atividades.

  • Metro - Linha Verde até “Rossio” – 13 minutos e Carris - Autocarro 737 – 5 minutos

Mercado da Ribeira

É um mercado de produtos alimentares e não alimentares que está aberto das 6 às 19 horas, sendo que aos Sábados também realizam-se mostras de produtos diversos (artesanato, artes, livros e antiguidades) das 9 às 17 horas e aos Domingos o “Mercado das Coleções” (objetos de filatelia, numismática, alfarrabismo, medalhística e cartofilia) das 9 às 13 horas.

  • Metro - Linha Verde até “Cais do Sodré” – 15 minutos e percurso a Pé - 1 minuto

Museu da Marioneta

O Museu foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que dedicava-se à realização de espetáculos itinerantes pelo país e pelo estrangeiro. Dedica-se à recolha, manutenção, conservação, investigação, exibição e divulgação de marionetas, da sua história e do teatro de marionetas. O horário de funcionamento é das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas (terça a domingo), proporciona acessos facilitados a deficientes  motores, possui uma biblioteca, uma agenda cultural, uma loja de souvenirs, um restaurante, cede espaços para eventos e oferece serviços educativos.

  • Metro - Linha Verde até “Cais do Sodré” – 15 minutos e percurso a Pé - 20 minutos

Parque das Nações

É uma zona que deve a sua designação à Exposição Mundial -Expo, realizada nesse local em 1998. O parque aglomera uma marina, zonas comerciais, estabelecimentos de restauração, espaços verdes, um teleférico e uma vasta oferta de alojamento. Em termos de cultura, é possível observar obras de arte urbana, ir ao Casino de Lisboa, Pavilhão do Conhecimento, Pavilhão Atlântico, Torre Vasco da Gama, Oceanário de Lisboa e à Gare do Oriente.

  • Metro - Linha Verde até “Alameda” e Linha Vermelha até “Oriente” – 22 minutos
  • Carris - Autocarro 705 – 30 minutos

Praça da Figueira

Antes do terramoto de 1755 era o local do Hospital de Todos-Os-Santos e após a sua reconstrução tornou-se no principal mercado da cidade. Atualmente, existem edifícios ocupados por hotéis, zonas comerciais e espaços de restauração, sendo de destacar no exterior a estátua de D. João I.

  • Metro - Linha Verde até “Rossio” – 13 minutos e percurso a Pé - 2 minutos

Sé Catedral de Lisboa (Igreja de Santa Maria Maior)

Foi construída em 1150 no local de uma mesquita sob a ordem de D. Afonso Henriques após ter conquistado Lisboa aos Mouros para o primeiro Bispo de Lisboa. A sua arquitetura resultou de uma mistura de estilos, é possível visitar a Capela de S. Bartolomeu, a Capela-Mor da Sé de Lisboa, três órgãos, túmulos reais, vestígios arqueológicos romanos e um tesouro constituído por uma colecção de pratas, trajes eclesiásticos, estátuas, manuscritos e relíquias associadas a S. Vicente. A visita é gratuita à exceção do claustro e do tesouro e está aberta das 9 às 19 horas.

  • Metro - Linha Verde até “Baixa-Chiado” – 14 minutos e Carris - Autocarro 28E – 9 minutos

Teatro Nacional D. Maria II

Foi construído em 1846 durante as comemorações do 27º aniversário de D. Maria II. Possui uma agenda cultural com os seus espetáculos, uma livraria, uma biblioteca com arquivo de peças anteriormente produzidas, oferece visitas guiadas, atividades educativas, materiais pedagógicos, serviços para espectadores com mobilidade condicionada e espaços para cedências. Está aberto ao público das 14 às 19 horas (terça e domingo) e das 14 às 22 horas (quarta a sábado).

  • Metro - Linha Verde até “Rossio” – 13 minutos e percurso a Pé - 3 minutos

Teatro Nacional de S.Carlos

Foi inaugurado em 1793 pela D. Maria I para substituir o Teatro “Ópera do Tejo”, sendo o único teatro nacional vocacionado para a produção e apresentação de ópera e de música coral e sinfónica. É composto por uma Sala Principal (alvo de produções líricas, concertos sinfónicos e bailados), o Salão Nobre (local que recebe recitais, concertos, leituras de ópera e apresentações intimistas) e o Foyer (realizam-se concertos de câmara e recitais). O horário de funcionamento é das 13 às 19 horas, possui um centro histórico, realiza exposições, oferece serviços educativos e visitas guiadas. Acolhe a realização de encontros, conferências, master classes, cursos, concertos de/para escolas e famílias, entre outras propostas culturais.

  • Metro - Linha Verde até “Baixa-Chiado” – 14 minutos e percurso a Pé - 10 minutos