Nunca ultrapasse a linha amarela na plataforma Dê preferência a idosos, grávidas, deficiente e pessoas com crianças de colo. Circule sempre pela direita nas escadas rolantes
Ao transitar com crianças pequenas, deve conduzi-las sempre pela mão Quando viajar no comboio, não se encoste nas portas. Quando viajar no comboio, não se sente nas escadas.
Evite o agrupamento nas portas, facilitando as entradas e saídas Tenha atenção aos pisos molhados ou irregulares. Previna o risco de queda.
Nas entradas e saídas do comboio tenha atenção à distância entre a plataforma e a porta do comboio. Segure-se bem quando viajar em pé Não tente entrar nem sair do veículo, quando as portas se encontrarem em movimento.
Logo de manhã, tome o seu pequeno-almoço evitando o risco de hipoglicémia.
Caso tenha problemas com o funcionamento dos suportes (cartões Viva) dirija-se a uma bilheteira ou a um colaborador da Fertagus ou contate o nosso Apoio ao Cliente. No ato da aquisição do seu título de transporte confira sempre o titulo emitido e o seu troco. Caso pretenda estender a sua viagem para além da estação de validade do seu passe ou assinatura, pode adquirir um excesso de percurso numa bilheteira. Caso tenha algum problema na aquisição do seu título de transporte numa máquina automática deverá contatar o nosso Apoio ao cliente através do nº 707 127 127
Valide sempre o seu título de transporte antes de viajar.
Utilização das Portas de Acesso nas Estações:
Não avance para além da faixa amarela do chão antes de validar Aproxime o Cartão junto ao círculo vermelho no validador e aguarde a leitura do cartão, sem ultrapassar a faixa amarela O validador emitirá um aviso sonoro e uma luz verde no monitor indicando que o Título e válido, podendo então avançar Se transportar crianças, volumes de mão ou tiver dificuldades de locomoção, deverá utilizar sempre as Portas de Acesso de Mobilidade Reduzida
Quando estiver na paragem e pretender entrar na carreira que se aproxima, faça sempre sinal de paragem ao motorista. Dê preferência a idosos, grávidas, deficientes e pessoas com crianças de colo. Ao transitar com crianças pequenas, deve conduzi-las sempre pela mão. Caso não possua título de transporte válido, adquira junto do condutor do veículo a tarifa de bordo – Bilhete sul.Caso possível, facilite sempre o troco ao motorista. Segure-se bem quando viajar em pé. Valide sempre o seu título de transporte nos validadores existentes no interior dos veículos. Ao entrar num veículo mova-se para a parte de trás do mesmo, de forma a manter a zona de entrada e o corredor de passagem livre.
Não estacione nas zonas reservadas ou identificadas com matrícula. Respeite a sinalização viária existente, sentidos proibidos, mudanças de direção e outros. Não estacione o veículo em corredores de circulação, rampas, acessos ou outro local que não esteja devidamente delimitado para o efeito. Não ocupe mais do que um lugar de estacionamento. Não deixe objetos de valor visíveis na viatura, a Fertagus não se responsabiliza por danos ou furtos nas viaturas. Caso tenha direito a usufruir de estacionamento prioritário deverá colocar o dístico bem visível no tablier ou dirigir-se a uma bilheteira.
Acionar o sinal de alarme em situações de perigo eminente e comunicar com o maquinista. Nas situações em que não seja possível estabelecer comunicação pode ligar 800 127 127. Embora as composições disponham de um sistema de anti-entalamento nas portas, em caso de necessidade deverá acionar o comando manual de abertura de portas. Manter-se calmo e aguardar informações . Respeitar as indicações do pessoal operacional treinado para o efeito.
Dirigir-se ao pessoal de serviço ou ligar 800 127 127. Manter-se junto a outras pessoas, não se isole. Manter-se calmo e aguardar informações. Não gritar, nem correr. Seguir os caminhos de evacuação e saídas de emergência. Respeitar as indicações do pessoal operacional treinado para o efeito . Não utilizar elevadores e escadas rolantes em caso de incêndio
Dirigir-se ao pessoal de serviço ou ligar 800 127 127. Manter-se calmo e aguardar informações. Não gritar, nem correr. Seguir os caminhos de evacuação e saídas de emergência. Respeitar as indicações do pessoal operacional treinado para o efeito.