Imagem de topo
Pragal
PLANEIE A SUA VIAGEM

Localizada na freguesia do Pragal junto ao Hospital Garcia da Orta, perto do espaço comercial Almada Fórum, da Universidade Nova – FCT, do Instituto Piaget e Instituto Egas Moniz, a estação do Pragal tornou-se rapidamente um local de elevado movimento diário.

Nesta estação houve a preocupação em disponibilizar aos clientes um amplo espaço comercial, parques de estacionamento exteriores e subterrâneos, bem como ligações à Sulfertagus, TST e Metro Sul do Tejo.

Da estação do Pragal até ao Santuário Nacional do Cristo-Rei, dista uma caminhada de cerca de 25 minutos a pé, que pode optar por efetuar no Metro de superficie até Cacilhas e depois através do autocarro da T.S.T (carreira 101).

É também aqui, que poderá encontrar o Gabinete de Apoio ao Cliente, espaço criado para o ajudar, esclarecer e aconselhar em todas as questões inerentes ao serviço que a Fertagus disponibiliza. É também nesta estação, que está localizada a sede institucional da empresa.

O autor do projecto arquitectónico das estações do Pragal até ao Fogueteiro, foi o arquitecto Motta Guedes. Ao longo destas estações procurou que os clientes estabelecessem-se através da cor “…consciente ou inconscientemente uma relação com a sua estação”. Procurou também, que houvesse sempre uma grande harmonia entre a arquitectura e a arte, podendo nesta estação contemplar um conjunto de painéis de azulejos inspirados na obra "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto (cronista que viveu e escreveu esta obra no Pragal) realizado pelo artista Bartolomeu Cid dos Santos (localizados na entrada principal da estação) e por José Santa Bárbara (painéis localizados na plataforma e no exterior da estação). Poderá também observar esculturas de Francisco Simões, que estão expostas na entrada principal. No exterior da estação na Praça José Saramago poderá observar uma escultura de Charters de Almeida. 

Traga a sua bicicleta e coloque-a nos suportes disponíveis no exterior da estação.

Horário de Funcionamento da Estação

  • Dias Úteis - 05:20 - 01:45
  • Sábados -   05:20 - 01:00
  • Domingos e Feriados - 05:40 - 01:00