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O FUTURO JÁ É CONTACTLESS!

Já pode usar o seu cartão de pagamento contactless nas estações Fertagus para pagar a sua viagem de comboio. 

Já é possível validar viagens com cartão de pagamento contactless em toda a Rede Fertagus

A iniciativa pioneira em Lisboa resulta de um projeto desenvolvido entre a Mastercard, a Fertagus, a Finaro, a Ubirider e a Axians.

O pagamento contactless dos bilhetes torna mais fácil e mais cómoda a utilização dos comboios da Fertagus. Os utilizadores precisam apenas de selecionar o destino no validador, aproximar o seu cartão contactless e seguir viagem

A partir do dia 29 de novembro de 2022, já é possível validar as viagens em toda a rede de comboios da Fertagus, nas 14 estações, com um qualquer cartão de pagamento contactless. Esta iniciativa, pioneira na região de Lisboa, resultou de um projeto desenvolvido entre a Mastercard, a Fertagus, a Finaro, a Ubirider e a Axians, e tem como objetivo proporcionar viagens mais cómodas e fáceis aos passageiros, sem necessidade de perderem tempo a comprar bilhete.

O projeto piloto foi apresentado em setembro, durante a Semana da Mobilidade, e é mais uma das atividades no âmbito da parceria da Mastercard com o Grupo Barraqueiro, que pretende dar resposta aos desafios da transformação digital no setor da mobilidade urbana e dos transportes públicos em Portugal, através do recurso a soluções tecnológicas inovadoras, incluindo na área dos pagamentos dos títulos de transporte.


FAQ’s

1. Como utilizar o cartão bancário Contactless para viajar na Fertagus?

Pode viajar utilizando um cartão bancário contactless, físico (plástico) ou virtual (com tecnologia como Apple Pay ou Google Pay no smartphone ou no smartwatch), sem ter que pré-adquirir qualquer título de transporte. Apenas tem de encostar o seu cartão bancário num validador Fertagus identificado para o efeito e selecionar o destino.

2. Qual é a vantagem de utilizar o cartão bancário contactless para viajar na Fertagus?

Ao utilizar um cartão bancário Contactless está sempre pronto a viajar, sem necessitar adquirir qualquer bilhete previamente, efetuar qualquer registo ou ter conhecimento sobre os tarifários. Não necessita de adquirir o suporte navegante ocasional.

3. Onde posso viajar utilizando o sistema contactless?

Pode viajar na Fertagus, em todas as estações da rede Fertagus.

4. Quem pode utilizar este sistema?

Todas as pessoas que tenham um cartão bancário Contactless.

5. Quanto é o preço de cada viagem?

O valor da viagem corresponde ao definido no tarifário Fertagus, com base no bilhete simples, tarifa normal.

6. Qual a validade de cada viagem, correspondente a uma validação?

Cada validação corresponde a apenas uma viagem, com uma origem/destino, no período máximo de 2h.

7. Como é que posso utilizar este sistema?

Encoste o seu cartão bancário Contactless (físico ou virtual) junto à luz verde, na parte inferior do validador, apenas nos validadores identificados para o efeito. Retire o cartão, selecione a estação de destino, confirme e aguarde pela mensagem e símbolo de sucesso %SUCCESS%, acompanhados de sinal sonoro.

Por favor, retire sempre o seu cartão bancário Contactless da carteira antes de o aproximar ao validador.

8. O pagamento por Apple Pay ou Google Pay (através do meu smartphone ou smartwatch) está disponível?

Sim, desde que tenha como base um cartão VISA ou Mastercard e que o mesmo tenha sido ativado para este efeito.

9. Posso usar o mesmo cartão bancário Contactless na sua forma física e digital no mesmo dia?

Sim. A escolha é do utilizador qual a forma que pretende utilizar em cada viagem.

10. Como posso saber se um cartão bancário é contactless?

Os cartões bancários Contactless apresentam o símbolo contactless. No entanto, alguns cartões Contactless podem ainda não estar configurados para este tipo de utilização. Para ter a certeza que o seu cartão está apto para este tipo de utilização, por favor entre em contacto com o seu banco para confirmar essa informação.

11. Quais os cartões bancários Contactless que podem ser utilizados para viajar na Fertagus?

Pode utilizar cartões VISA, VPAY, Electron e Mastercard.

12. Como utilizar nas estações abertas, sem portas de acesso?

"Deverá procurar um validador identificado para o sistema Contactless na estação. Depois, deverá selecionar o destino e confirmar a viagem.

Caso o destino seja uma estação sem portas de acesso, não deverá validar na saída; caso a estação de destino tenha portas de acesso, deverá passar novamente o cartão para as portas se abrirem e conseguir sair. "

13. Como utilizar nas estações fechadas com portas de acesso?

"Deverá procurar um validador identificado para o sistema Contactless na estação. Depois, deverá selecionar o destino e confirmar a viagem, passando pela gate.

Caso o destino seja uma estação sem portas de acesso, não deverá validar na saída; caso a estação de destino tenha portas de acesso, deverá passar novamente o cartão nos validadores identificados para as portas se abrirem e conseguir sair. "

14. Que tipo de validadores são usados nas estações Fertagus?

Caso o destino seja uma estação sem portas de acesso, não deverá validar na saída; caso a estação de destino tenha portas de acesso, deverá passar novamente o cartão nos validadores identificados para as portas se abrirem e conseguir sair.

15. Posso utilizar o cartão bancário junto a outros cartões contactless?

Não. A utilização do seu cartão bancário Contacltless deverá ser efetuada de forma isolada de qualquer outro cartão, nomeadamente cartões Navegante ou outros cartões que tenham sistema Contactless.

15. Em que validadores posso utilizar este sistema de pagamentos com cartões bancários Contactless?

Para já ainda só é possível utilizar o sistema contactless nos validadores da Fertagus identificados e exclusivos para o efeito. No futuro, será implementada esta tecnologia em todos os validadores. Atualmente todas as estações servidas pela Fertagus têm pelo menos um validador para cartões bancários contactless.

16. Posso utilizar o mesmo cartão bancário Contactless para vários passageiros na mesma viagem?

Não, terá de utilizar um cartão bancário Contactless para cada passageiro na mesma viagem.

17. A validação do meu cartão bancário Contactless falhou. Posso viajar na mesma?

Não, terá de obter uma validação com o símbolo de sucesso ( ) para poder prosseguir com a sua viagem. Se obtiver uma validação sem sucesso (), por favor registe a mensagem apresentada no validador para poder contactar a Fertagus com essa informação.

18. Caso tenha só validado na saída, o que me será cobrado?

A compra e validação deverá ser efetuada sempre no início da viagem; caso não o faça, está em fraude e poderá ser autuado. Caso só tenha validado na saída, não conseguimos estabelecer o seu percurso, pelo que lhe será cobrado o valor máximo da viagem a partir dessa estação, não obstante estar em situação irregular durante a viagem.

19. Depois de selecionar o destino, tenho necessidade de alterar o trajeto, como devo proceder?

"Caso pretenda viajar para além da estação selecionada, deverá sempre sair para efetuar uma nova compra/validação; caso não o faça, estará em fraude.

Sempre que a saída seja efetuada em estações fechadas, a validação sobrepõe-se à seleção do destino e o valor da viagem será depois corrigido no portal bancário Contactless."

20. Onde posso consultar as viagens que realizei?

Poderá consultar as suas viagens, inserir o NIF, imprimir ou descarregar faturas no Portal de cartões bancários Contactless, cujo link está disponível em fertagus.pt

21. Como obter uma fatura/recibo com NIF?

Pode obter a fatura/recibo no Portal de cartões bancários Contactless, através do site fertagus.pt. Poderá, a qualquer momento, alterar o NIF que pretende utilizar nas suas faturas.

22. Tenho de estar registado para aceder ao portal?

Sim, terá de criar a sua conta no Portal de cartões bancários Contactless, que poderá utilizar sempre que precisar de consultar alguma informação acerca das suas viagens. A criação da conta deverá ser efetuada com o  número do cartão que utilizou para viajar

23. Como posso provar que efetuei uma validação com sucesso com o meu cartão bancário Contactless?

Os agentes de fiscalização  estão preparados para verificar  no seu cartão, quando e onde ocorreu a validação, através de uma aplicação própria no telemóvel.

24. Tenho de apresentar o meu cartão bancário Contactless a um agente fiscal devidamente identificado para provar que fiz uma validação com sucesso?

Sim, pois o seu cartão funciona como título de transporte. Se não o apresentar para leitura ao fiscal, para verificação da validação com sucesso, será considerado como passageiro sem título válido, incorrendo nas penalidades legalmente estabelecidas.

25. Não estou a conseguir utilizar o meu cartão bancário Contactless para validar com sucesso, mesmo depois de já o ter utilizado no passado. Qual poderá ser a justificação?

Existem vários motivos pelos quais poderá não estar a conseguir utilizar o seu cartão bancário Contactless: o cartão expirou, o cartão encontra-se danificado, o cartão encontra-se em lista de bloqueados, etc. Para saber mais, por favor contacte a Fertagus, por email através de info@fertagus.pt, ou o seu banco.

26. Se o meu cartão estiver na lista de bloqueados, significa que não poderei utilizá-lo para outros fins?

Não, esta lista de bloqueados é apenas específica para a utilização na Fertagus e não inutiliza o cartão, apenas bloqueia a sua utilização para viajar até que a situação seja regularizada ou pagamentos pendentes sejam realizados.

27. Como posso retirar o meu cartão da lista de bloqueados?

Se o seu cartão estiver expirado ou danificado, terá de atualizar os dados do mesmo no Portal Contactless após a sua substituição. Se o seu cartão estiver na lista de bloqueados devido a pagamentos pendentes, terá de realizar os mesmos para regularizar a situação. Assim que a situação estiver regularizada, o sistema irá identificar essa liquidação e retirar o seu cartão da lista de bloqueados. Pode efetuar pagamentos pendentes através do Portal Contactless com acesso no site fertagus.pt, ou pessoalmente no Gabinete de Apoio ao Cliente na estação do Pragal. Logo que a sua conta tenha saldo positivo, encoste o seu cartão ao validador que, mesmo apresentando um símbolo de insucesso () inicialmente, desencadeará uma recuperação automática da dívida que, se bem sucedida, permitirá viajar novamente.

28. Como tenho acesso aos comprovativos de pagamento?

A transação irá aparecer no seu extrato bancário após o pagamento ser processado. Para aceder aos detalhes da sua viagem e descarregar as respectivas faturas, por favor entre no Portal Contactless, através do site fertagus.pt.

29. Como aparece descrita a transação no meu extrato bancário?

Aparece uma transação por viagem. Pode visualizar o pagamento no seu extrato com a descrição “Fertagus”.

30. Por que razão recebo por vezes notificações do meu banco relativas a cobranças da Fertagus cujos valores não reconheço?

Poderá ser necessário efetuar uma verificação dos dados do cartão bancário Contactless (se os dados estão corretos, se o cartão tem saldo) que está a utilizar, processo no qual é feita uma cativação de valor. Se necessário, o banco envia uma notificação com os detalhes da pré-autorização. Este valor é automaticamente devolvido após esse processo estar concluído e não será cobrado.

31. Quando é que é feito o débito do pagamento das viagens?

O valor é debitado no dia útil seguinte à utilização do cartão bancário Contactless numa viagem.

32. Existe alguma taxa ou valor extra cobrado por utilizar o meu cartão bancário Contactless para viajar?

Não, o único valor que paga é o correspondente ao preço da viagem.

33. Este tipo de pagamentos é seguro?

Sim, este pagamento é completamente seguro e é processado por entidades devidamente certificadas pela VISA e Mastercard, que cumprem todos os requisitos de segurança e privacidade impostos legalmente.

34. Caso existam perturbações (atrasos e supressões) no serviço da Fertagus a minha viagem será cobrada?

"Numa estação com portas de acesso, depois de validar o cartão e desde que não tenha realizado a viagem, tem 30 minutos para voltar a validar na mesma estação e a viagem será cancelada.

Numa estação aberta, deverá contatar a Fertagus através do e-mail info@fertagus.pt ou dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Cliente e expor a situação, com o detalhe da validação (dia, hora, estação, motivo).

35. Caso estacione o meu carro num parque de uma estação gerida pela Fertagus (Pragal, Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro, Coina e Penalva) tenho direito a desconto de cliente de comboio?

Sim. Para usufruir desse desconto deverá procurar um colaborador da Fertagus que o irá ajudar no pagamento numa máquina automática da estação.

36. Como posso esclarecer as minhas dúvidas ou enviar comentários/sugestões?

Pode entrar em contacto com a Fertagus através do email info@fertagus.pt ou através de chamada telefónica para o 211 066 363.