Imagem de topo
Missão, Visão e Valores

VISÃO

Ser imprescindível nas soluções de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa. 

MISSÃO

Proporcionar, com eficiência e simpatia, soluções completas e integradas de serviços de transporte suburbano de passageiros, que satisfaçam as necessidades e exigências dos seus clientes em particular e da sociedade em geral. 

VALORES

Eficiência, Confiança e Simpatia 

POLÍTICA

• Contribuir para um desenvolvimento económico, social e ambiental mais sustentável nomeadamente com a conceção e desenvolvimento de soluções integradas de transporte.

• Promover a qualidade de vida dos cidadãos, a aquisição de conhecimentos dos seus colaboradores visando um melhor desempenho profissional, desenvolvimento pessoal e reforço dos valores empresariais, a criação de valor para o acionista e o desenvolvimento de parcerias com os seus fornecedores.

• Desenvolver e melhorar o Sistema Integrado de Gestão em conformidade com os requisitos estipulados nas Normas NP EN ISO 9001:2015, NP ISO 14001:2015, ISO 45001:2018, NP EN ISO 50001:2019, Diretiva 2004/49/CE (Segurança Ferroviária) e Regulamento 2019/779 (Manutenção de veículos ferroviários), nomeadamente através dos seguintes pressupostos:

• Cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis às atividades, produtos e serviços da Fertagus, assim como de outros requisitos que a empresa subscreva nas vertentes da qualidade, ambiente, segurança ferroviária, saúde e segurança no trabalho e energia.

• Controlo dos riscos associados à segurança das operações ferroviárias, privilegiando a prevenção da sinistralidade ferroviária através do compromisso com os objetivos comuns de segurança instituídos e os métodos e indicadores comuns de segurança adotados, avaliando periodicamente a sua conformidade.

• Controlo de eventuais impactes ambientais e riscos de segurança resultantes, direta ou indiretamente, das suas atividades, produtos e serviços, dando prioridade à prevenção das lesões e afeções da saúde, prevenção da avaliação e controlo dos riscos bem como à proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e promoção do serviço como meio de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

• Envolvimento dos colaboradores e seus representantes através da participação e consulta, como contributo para a promoção de locais de trabalho seguros e saudáveis, bem como, para a consolidação de uma cultura de segurança e da utilização racional dos recursos energéticos. • Incentivo à aquisição e desenvolvimento de bens e serviços energeticamente eficientes.

 • Avaliação regular e melhoria contínua do seu desempenho, designadamente, através do recurso às melhores práticas disponíveis e métodos comuns de segurança (MCS), bem como à revisão dos objetivos e metas energéticas identificadas, assegurando melhoria do seu desempenho energético.

• Gestão e controlo das operações de manutenção do material circulante, assegurando o cumprimento de todos os requisitos e especificações técnicas aplicáveis, designadamente nas atividades com incidência na segurança, observando as disposições inscritas no Art. 14º da Diretiva (UE) 2016/798, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de maio

INF.I.079