Bem-vindo à página oficial da Fertagus

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imagem de topo
PLANEIE A SUA VIAGEM

CARTÃO NAVEGANTE PERSONALIZADO

O QUE É?

É o cartão eletrónico recarregável com passes navegante mensais, navegante/zapping pré-pago e outros tarifários para uso frequente dos transportes públicos que circulam na área metropolitana de Lisboa (amL).

Personalizado com os dados do titular, só pode ser usado pelo próprio.

Ideal para utilizadores frequentes dos transportes públicos e, portanto, dos passes mensais navegante® municipal ou navegante® metropolitano.

Permite carregar até quatro títulos de transporte diferentes num só cartão, sejam eles ocasionais ou frequentes.

COMO FUNCIONA?

O cartão navegante personalizado é um “smart card” que possui incorporado um chip e uma antena, que funciona por aproximação, ou seja, sem contato, a um validador que regista a informação contida no chip, permitindo assim o acesso ao transporte.  

COMO ADQUIRIR?

O cartão navegante personalizado pode ser pedido em qualquer Bilheteira da Fertagus mediante a apresentação da Requisição do Cartão Navegante, que também se encontra disponível em qualquer Bilheteira Fertagus, com um prazo normal de entrega de 10 dias úteis sendo entregue na Bilheteira onde foi efetuado o pedido. 

O preço do cartão navegante personalizado para qualquer das modalidades é de 7€, exceto para os perfis 4_18 e sub23 cujo preço é 3,50€.

Para obtenção do cartão com carácter de urgência, consulte os Horários de entrega de requisições em baixo. O preço do cartão pedido nesta modalidade é de 12€ , exceto para os perfis 4_18 e sub23 cujo preço é 6€.

Horário para pedidos de navegante Urgente:

BILHETEIRA ESTAÇÃO  - DIA ÚTIL*
Pedido efetuado até às 17:00
- Cartão entregue no dia útil seguinte no Gabinete de Apoio ao Cliente (Pragal)
Pedido efetuado após as 17:00
- Cartão entregue no 2º dia útil na Bilheteira onde foi efetuado o pedido. 

BILHETEIRA ESTAÇÃO - SÁBADO/DOMNGO/FERIADO *
Pedido efetuado no horário de funcionamento da Bilheteira
- Cartão entregue no 2º dia útil na Bilheteira onde foi efetuado o pedido

* Consulte aqui o Horário de Funcionamento das Bilheteiras e do Gabinete de Apoio ao Cliente (Pragal) 

COMO VALIDAR?

A validação efetua-se aproximando o suporte sem contacto ao validador, sem ultrapassar a linha amarela que se encontra no chão, no caso de os validadores estarem colocados nas portas de acesso.  Após a leitura do cartão o validador emitirá um sinal sonoro/luminoso verde que implica o descarregamento/registo da respetiva viagem e permitirá a abertura das portas para utilização do serviço, podendo então avançar (de modo continuado e sem forçar o equipamento).  Caso as portas não abram deverá verificar a mensagem que o validador transmite. Em todas as Estações com Portas de Acesso, existem canais especiais próprios para pessoas com mobilidade reduzida (idosos, grávidas, crianças pela mão ou de colo ou em carrinhos de bebé, cadeiras de rodas, volumes de grandes dimensões). Nas Estações Abertas existem validadores junto às Bilheteiras, ou Plataformas ou Máquinas Automáticas.  
Qualquer que seja o título de transporte / contrato carregado, que envolva a Fertagus, a validação antes de cada viagem é obrigatória.  

MODALIDADES DO CARTÃO NAVEGANTE

  • Normal

Navegante 65+ 3ª Idade (clientes com idade superior a a 65 anos) e Reformado/Pensionista (clientes reformados ou pensionista cujo rendimento mensal do agregado familiar seja igual ou inferior ao salário mínimo nacional)

  • Sub23

A gratuitidade do passe para jovens destina-se a todos os indivíduos dos 4 até aos 23 anos de idade (inclusive) e permite viajar gratuitamente em toda a área metropolitana de Lisboa.

  • Sub23+1

Os estudantes de ensino superior inscritos nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária, podem beneficiar deste desconto até aos 24 anos de idade (inclusive), mediante a apresentação do comprovativo de matrícula da instituição de ensino superior.

  • CCI (clientes que comprovem a qualidade de CCI, nos termos e condições exigidas pelos Operadores de Transporte

CONDIÇÕES DE REQUISIÇÃO DO CARTÃO NAVEGANTE PERSONALIZADO

Ao requisitar pela primeira vez o Cartão navegante deverá apresentar, obrigatoriamente, a documentação legalmente exigida de acordo com o perfil de cliente:

Documentação Geral:

  • Requisição devidamente preenchida;
  • Original da Cédula Pessoal (crianças até 10 anos), ou BI (cidadãos da UE), ou Cartão do Cidadão, ou Passaporte, ou Carta de Condução (cidadãos nacionais) ou Autorização de Residência;
  • Fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros (salvo em situações específicas devidamente fundamentadas).

Documentação específica:

Reformados/Pensionistas

  • Declaração emitida pela entidade competente que comprove o valor atual ilíquido das reformas, pensões ou respetivas retribuições mensais e declaração da Junta de Freguesia da área de residência do Passageiro que comprove a composição do seu agregado familiar.

Perfil Sub23

  • Cartão navegante personalizado– caso não tenha o cartão navegante personalizado faça o pedido online aqui;
  • Documento de Identificação;
  • Número de identificação fiscal (confirmação pela apresentação do documento de identificação/outro documento comprovativo de NIF Português);
  • Indicação dos dados de contacto (morada, e-mail e telemóvel)

Para os jovens entre os 19 e os 23 anos, a condição terá de ser renovada anualmente, mas o carregamento do título com desconto poderá ser realizado uma única vez a cada ano letivo.

PRAZO DE VALIDADE

O prazo de validade do cartão Navegante é de 5 anos.

PRAZO DE GARANTIA

O cartão navegante personalizado tem um prazo de garantia de três anos após a data de emissão. Se, durante este período o cartão deixar de funcionar por avaria, sem qualquer dano visível, será substituído pelo operador sem custo para o seu portador. Decorrido o período de garantia, o cliente suporta o custo da substituição do cartão em qualquer situação.

AVISO: A informação prestada nesta página não invalida a consulta e a aceitação das Condições Gerais de Emissão e Utilização do Cartão Navegante