Imagem de topo
Transporte de Bicicletas
PLANEIE A SUA VIAGEM

TRANSPORTE DE BICICLETAS

Na Fertagus, a bicicleta não paga!

Regras para o transporte de bicicletas:

O transporte gratuito de bicicletas é permitido nos comboios Fertagus, todos os dias da semana, exceto quando se verificam grandes aglomerações de passageiros nas plataformas ou no interior dos comboios. No caso deste último, os utilizadores de bicicletas devem aguardar o embarque e seguir as instruções dadas pelos funcionários da Fertagus para esse fim.

O transporte de bicicletas deve ser de efetuado de modo a não obstruir as portas ou dificultar, de qualquer forma, a entrada e saída de passageiros. O passageiro que transporta a bicicleta deve aceitar as sugestões e indicações fornecidas pelos funcionários da Fertagus para esse fim.

  • É proibido de andar de bicicleta no interior da infraestrutura;
  • É proibido o uso de escadas rolantes e elevadores para o transporte de bicicletas;
  • Cada passageiro pode transportar apenas uma bicicleta;
  • Cada carruagem só pode transportar até duas bicicletas;
  • Os passageiros são responsáveis ​​por todos os danos causados ​​pelas respetivas bicicletas durante o transporte.

A Fertagus recebeu um reconhecimento pelo esforço efetuado na sensibilização, para a integração do uso da bicicleta com o comboio.

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EMEL, a MUBi desenvolveu um sistema de acreditação que reconhece o esforço de empresas e instituições para melhorar as condições de utilização da bicicleta, o Selo de Reconhecimento “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas”, que foi atribuído à Fertagus pelo período de um ano.

A MUBi é uma associação cívica formada por ciclistas voluntários que promove a bicicleta como meio de transporte utilitário e recreativo. O seu trabalho tem como objetivo o reconhecimento social e legislativo da bicicleta como parte integrante do trânsito na via pública, bem como a promoção e defesa de medidas que restabeleçam a competitividade natural da bicicleta para deslocações em meio urbano.

O Selo “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas” visa reconhecer e distinguir as empresas e instituições que oferecem condições de ciclabilidade.

O Selo de Reconhecimento “Empresa/Instituição Amiga das Bicicletas” é uma acreditação com validade anual e apenas pode ser atribuído às empresas e instituições que cumpram os requisitos definidos para a sua atribuição nesse ano. Os requisitos de atribuição do selo são revistos todos os anos pela MUBi e pelos parceiros locais do projeto.

A Fertagus atualmente permite o transporte gratuito de bicicletas em qualquer dia da semana, sem restrição de horário, disponibiliza também aos seus clientes estacionamentos para bicicletas em locais privilegiados nas estações da sua gestão; tem também colaborado e participado em diversas iniciativas de incentivo e promoção da bicicleta, como meio de transporte complementar ao próprio comboio.

No âmbito das iniciativas programadas para a semana europeia da mobilidade, no dia 22 de setembro (Dia Europeu sem carros) a Fertagus ofereceu transporte gratuito no comboio a quem se fez acompanhar de bicicleta.