Bem-vindo à página oficial da Fertagus

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imagem de topo
PLANEIE A SUA VIAGEM

20 anos Fertagus. Sobre o Tejo. Sobre Si.

No passado dia 17 de setembro, a Fertagus celebrou os 20 anos do comboio sobre a ponte com um evento que reuniu algumas entidades institucionais, colaboradores e amigos. A fadista Diamantina Rodrigues foi a anfitriã do evento, que contou com intervenções de Cristina Dourado, da Fertagus, Inês de Medeiros, Presidente da CM de Almada, e  Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia. O evento culminou com a apresentação das novas fardas. Este foi também o momento para apresentar a nova campanha desenvolvida pela agência criativa 9 com o tema :“Sobre o Tejo. Sobre Si”, que está a ser veiculada nos canais online e offline.  Com o objetivo de se tornar top of mind enquanto transporte de qualidade e de adquirir notoriedade na área Metropolitana de Lisboa, a Fertagus apresentou uma campanha assente nos quatro eixos que melhor caraterizam o seu serviço - mobilidade, integração, sustentabilidade e eficiência -, esperando que também as pessoas os reconheçam.

A estratégia da empresa sempre foi muito focada na informação e comunicação de forma a garantir um atendimento de excelência ao cliente. Quando a Fertagus surgiu há 20 anos, unindo as duas margens e aproximando a Margem Sul de Lisboa, e vice-versa, veio alterar alguns paradigmas. O “utente” passou a ser “cliente” e passou a ter uma voz . Com as comemorações dos vinte anos, fazia sentido marcar o momento de forma mais intensa e evidenciar a importância do serviço para a região. Por isso, efetuou-se um trabalho de comunicação mais abrangente, partilhando com toda a população da Área Metropolitana de Lisboa os resultados e sucessos. O objetivo desta campanha fez ainda mais sentido com a introdução do passe único Navegante em abril deste ano.

Por trás do desenvolvimento estratégico, criativo e da implementação da campanha está a agência Nove, que procurou sublinhar o património de um serviço exemplar, por recordar o consumidor das vantagens que ele já reconhece como únicas e por combater a inércia do utilizador que ainda resiste a este serviço, embora saiba que esta opção é repleta de vantagens.

No âmbito desta comemoração foi também criado um filme comemorativo sobre estes 20 anos da Fertagus que pode ser visto em www.fertagus.pt/fertagus20anos.


Novas fardas da Fertagus com design de Nuno Gama

A Fertagus apresentou,no dia 17 de setembro, no evento de comemoração dos 20 anos, na estação do Pragal, as novas fardas dos colaboradores desenvolvidas pelo designer português Nuno Gama. Integrando a campanha “Sobre o Tejo. Sobre Si”, o novo fardamento assenta também nos quatro pilares da empresa: mobilidade, integração, sustentabilidade e eficiência, e é um claro caminho para a modernidade da empresa. O desfile contou com os colaboradores como modelos.

Nascido em Azeitão, o estilista Nuno Gama passou grande parte da sua infância na Margem Sul do Tejo, na Arrábida, tendo acompanhado o processo de criação da Fertagus. “O meu pai dizia que quando construíram a ponte fizeram uns túneis por baixo para um dia passar o comboio. Eu fiquei fascinado com essa história e contei aos meus amigos que gozaram comigo. Quando surge o projeto para a Fertagus fiquei muito contente, porque afinal o meu pai tinha razão, e quase que liguei aos meus amigos para lhes dizer que o meu pai tinha razão”, revela o designer no vídeo que desenvolveu para a campanha digital da Fertagus e que partilhou na sua conta de Instagram.

As novas fardas desenvolvidas por Nuno Gama são de produção 100% nacional e procuraram responder às necessidades dos colaboradores da Fertagus, que passam muitas horas em pé, estão expostos ao frio no Inverno ou ao calor no Verão e precisam de uma indumentária confortável. Além disso, procurou-se transmitir valores como qualidade, eficiência, confiança e simpatia. As cores da empresa mantiveram-se e o uso do azul, vermelho e verde continuaram a ser os destaques.

“A partir do momento em que temos uma pergunta temos de ir à procura da resposta e essa resposta é construída através daquilo que é a imagem pública da própria empresa. Por isso, tive de ir à procura de elementos identificativos naquilo que é o património e a história da Fertagus”, começa por explicar Nuno Gama. “Estas fardas destacam-se pela monocromia entre o azul marinho que se impõe de alguma forma, com a barra diagonal do vermelho e do verde, que vêm introduzir um pouco de dinamismo, e que vai sobretudo ajudar a identificar rapidamente os funcionários da empresa. Quando estou na estação olho e à distância consigo perceber que aquela pessoa está vestida de uma forma diferente e que se identifica com a imagem da Fertagus”, acrescenta.

“Com as celebrações e o balanço que está a ser feito em torno destes 20 anos de Fertagus fazia todo o sentido envolver os colaboradores que são o rosto da nossa empresa. São eles que lidam diariamente com os clientes e que respondem às suas necessidades numa primeira fase, portanto, apresentar-lhes um novo conjunto de fardas é também agradecer o excelente trabalho que têm feito e continuar a projetar a empresa para o futuro. Neste contexto, na conceção do fardamento demos especial relevo às questões que têm sido identificadas pelos colaboradores ao longo destes anos. Apostámos na simplificação das peças e na sua modernização, mas mantendo sempre a preocupação com a imagem que transmitimos aos nossos clientes.  Acreditamos que com estas novas fardas, que o Nuno idealizou, iremos garantir maiores níveis de conforto para os nossos colaboradores no desempenho das suas funções e, simultaneamente, manteremos a imagem de excelência que nos caracteriza, embora mais moderna e convergente com os tempos atuais e futuros. A reação dos nossos colaboradores tem sido muito positiva às simplificações introduzidas”, refere Filipa Ferreira, Diretora de Recursos Humanos da Fertagus.

O novo fardamento vai chegar aos 115 colaboradores da Fertagus, dos quais 45 são da área de Produção e 70 da área Comercial.