

O ano de 2019 foi um ano difícil e exigente, não só por ser o ano limite para o final do ciclo da concessão, mas sobretudo, pela exigência emergente do processo de renegociação da mesma, em face da necessidade de alcançar com o estado, um entendimento para o equilíbrio financeiro.
O que porventura não antecipámos, pelo menos de forma tão significativa, foi a exigência que este ano trouxe a toda a estrutura da empresa, em consequência da adoção do PART, e os desafios que esta nova realidade colocou à Fertagus e para as quais houve necessidade de conceber e implementar soluções que pudessem acomodar este novo quadro de procura, compatibilizando, na medida das possibilidades, os constrangimentos operacionais conhecidos (limitação ao material circulante existente) com a necessidade de selecionar e formar novos recursos humanos para as áreas operacionais e tentando ainda que as soluções adotadas continuassem a garantir o padrão de qualidade que tem caracterizado o nosso serviço.
Em síntese partilhamos o que foi feito neste domínio na Fertagus:
• Aumento da oferta comercial materializada através do reforço de comboios duplos, designadamente, 14 passaram de simples a duplos, o lançamento de um novo comboio para Setúbal, a extensão de mais 6 comboios a Setúbal, 2 comboios que passaram a ter início e términus no Fogueteiro, sendo que houve também a necessidade de passar 4 comboios de duplos a simples.
• Do ponto de vista dos recursos humanos, esta alteração da oferta foi possível através de uma redefinição do mapa de serviços dos maquinistas, que impôs um esforço adicional dos serviços até à integração dos novos maquinistas, modelo de serviços que seria revisto após a reintegração destes e com o novo aumento da oferta implementado a partir de 03 de fevereiro de 2020.
• Neste quadro foi feito recrutamento interno e selecionados 8 candidatos para frequência do curso de maquinistas realizado entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, tendo sido integrados na carreira de condução 5 novos elementos a partir de 01 de fevereiro.
• O aumento da procura ocorrido, consubstanciou-se no lançamento na ponta da tarde de um novo comboio duplo - R. Areeiro para Coina a partir de 03.02.2020, sendo que ainda no período da tarde e neste trajeto, 2 comboios (ida/volta) passaram de simples a duplos. Com a esta alteração redesenharam-se os serviços de condução sendo que as trocas de cabina ocorridas em Roma-Areeiro, nas chamadas horas de ponta, passaram a ser feitas de forma alternada, ou seja, o maquinista que chega a Roma-Areeiro ajuda na troca de cabina o maquinista aí presente, tomando o comando e a condução desse comboio, ficando o primeiro para a condução do comboio seguinte e assim sucessivamente. Esta solução, para além de acomodar uma importante ajuda e disponibilidade para os maquinistas para realização das operações de rebatimento num período curto de 07 minutos, concorre também para a mitigação dos atrasos que estão a ser suscitados pelas condições de exploração emergentes.
• Concebida e implementada uma solução para alterar o layout dos salões de passageiros dos comboios, por forma a permitir uma maior mobilidade e melhor acomodação interna dos passageiros, sobretudo, aquando dos picos de procura. Está em curso o processo de implementação destas alterações que se perspetiva decorra até abril próximo.
• Na área comercial foram recrutados e formados 16 colaboradores para assegurar as condições de operação que o novo quadro de procura tem vindo a determinar.
• Na área da segurança, o reforço realizado foi da contratação de 3.458 horas adicionais de serviços de vigilância e de serviços remunerados das forças de segurança a partir do dia 01 de abril.
A este esforço de reorganização e incremento dos serviços, soma-se o empenho que, sem exceção, os colaboradores da empresa têm emprestado ao desempenho das suas tarefas, em particular, o pessoal operacional, da manutenção à produção passando também pelo comercial e pela segurança, empenho e compromisso sem os quais seria difícil, ou mesmo impossível, fazer face aos desafios atuais e futuros da nossa operação.

