

INÍCIO DOS TRABALHO DE R2 E NOVOS FARDAMENTOS DA MANUTENÇÃO.
Desde 1999 que um dos principais aspetos pelos quais a FERTAGUS se destaca no universo do transporte ferroviário (e com orgulho) é o de ter um dos mais altos níveis de disponibilidade da sua frota.
Este compromisso assumido pela equipe da Manutenção, a par do controlo da fiabilidade e do estado de conservação das UQE que opera, é uma das pedras basilares para os elevados níveis de eficiência da nossa operação.
Nada disto não teria sido possível sem uma equipa de Manutenção, jovem, polivalente, disponível, comprometida e alinhada com os objetivos da empresa.
Da variedade de atividades desenvolvidas pela Manutenção da Fertagus, e em paralelo com as operações de manutenção preventiva da frota, ocorrem em ciclos definidos como R’s (como lhes chamamos – ou RG - Revisões Gerais) que são grandes intervenções como o objetivo rever e repor o potencial de vida útil dos diversos órgãos e sistemas das UQE, com particular incidência nos que estão relacionados diretamente com a segurança.
Destacam-se os Bogies (estruturas onde estão montadas as rodas dos comboios por baixo dos veículos), transmissões, eixos rodados, motores de tração, suspensões e equipamentos de freio (designação para travões). Mas há outros equipamentos merecedores do mesmo tratamento, como é o caso das portas, pantógrafos, climatização, sistemas elétricos e eletrónicos auxiliares, comunicação, engates, compressores, transformadores entre outros.
A intervenção que em termos operacionais se está a iniciar, e que se realiza já com 2.400.000 km percorridos por cada UQE, tem a particularidade de fazer parte de num plano desenvolvido pela FERTAGUS no âmbito da modernização da frota..
Estas intervenções foram aprovadas pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (autoridade nacional responsável pela validação dos planos de manutenção e da sua correta execução) e também pela SAGESECUR (entidade do universo da PARPUBLICA detentora da propriedade dos comboios).
Nesta estratégia estão definidas as consistências das grandes intervenções a realizar durante todo o período de vida do material circulante, e estão incluídas a par das intervenções típicas de RG a modernização de alguns equipamentos, em fase de obsolescência, e o desenvolvimento de novas soluções com vista a manutenção dos níveis de disponibilidade da frota.
Este próximo ciclo que agora se inicia, será de consolidação da experiência adquirida pela equipa de manutenção da Fertagus neste tipo de atividades, e ao mesmo tempo um desafio às capacidades no desenvolvimento, melhoria e adaptação de novas tecnologias às exigências do material circulante, sempre com o mesmo objetivo de garantir a manutenção dos índices de disponibilidade, fiabilidade e manutibilidade da frota.
Agora a equipe de manutenção tem este desafio pela frente também com uma nova imagem, o novo fardamento lançado hoje, que foi desenvolvido para responder às necessidades especificas deste grupo operacional da empresa.


A FERTAGUS APOIA 83 FAMÍLAS DO CONCELHO DE ALMADA
A Fertagus, no âmbito da sua política de responsabilidade social, doou cartões de compras a 83 famílias dos alunos do agrupamento de Escolas da Caparica. Esta iniciativa pretende dar resposta ao elevado número de alunos que se encontram em situação de carência alimentar face à situação de pandemia provocada pelo COVID-19.
O Agrupamento de Escolas da Caparica tem atualmente um universo de cerca de dos dois mil alunos, de diferentes faixas etárias e culturais, dispersos por cinco escolas. Desde o encerramento das escolas, devido à pandemia de COVID-19, tem-se verificado uma procura crescente de apoio por parte das famílias dos alunos, nomeadamente em relação à obtenção de géneros alimentares. Muitas famílias ficaram sem emprego e outras estão em casa a receber uma pequena percentagem do ordenado.
O apoio às comunidades locais é uma das prioridades da Fertagus, num trabalho que a empresa realiza com as autoridades locais para identificar as necessidades e implementar as ações de apoio.

