Bem-vindo à página oficial da Fertagus

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imagem de topo

Fertagus inaugura nova solução de pagamento para comprar e validar as viagens com a tecnologia contactless.

Já é possível validar as viagens em toda a rede de comboios da Fertagus, nas 14 estações, com um qualquer cartão de pagamento contactless. Esta iniciativa, pioneira na região de Lisboa, resultou de um projeto desenvolvido entre a Mastercard, a Fertagus, a Finaro, a Ubirider e a Axians, e tem como objetivo proporcionar viagens mais cómodas e fáceis aos passageiros que usam diariamente os comboios suburbanos entre Lisboa e a margem Sul, sem necessidade de perderem tempo a comprar bilhete. 

O projeto piloto foi apresentado em setembro, durante a Semana da Mobilidade, e é mais uma das atividades no âmbito da parceria da Mastercard com o Grupo Barraqueiro, que pretende dar resposta aos desafios da transformação digital no setor da mobilidade urbana e dos transportes públicos em Portugal, através do recurso a soluções tecnológicas inovadoras, incluindo na área dos pagamentos dos títulos de transporte.

Clara Esquível, Administradora da Fertagus, afirma:  “Uma maior facilidade no acesso ao serviço permite um ganho efetivo de tempo nas deslocações dos nossos clientes. Por isso a Fertagus tem vindo a procurar soluções inovadoras que permitam aos nossos clientes ganhar eficiência nas suas viagens. A facilidade e comodidade na utilização do contactless é determinante para garantir os níveis de qualidade do serviço e satisfação do cliente que sempre foi nosso objetivo. A Fertagus tem como visão ser imprescindível nas soluções de mobilidade na área metropolitana de Lisboa e por isso tem sido pioneira em vários projetos, tendo apostado desde o início em promover a mobilidade urbana inteligente.”
A adoção dos pagamentos contactless em transportes públicos tem sido uma tendência crescente nas grandes cidades, pelo que trazem de conforto e rapidez no acesso aos transportes públicos. Evitando a necessidade de compra prévia de um título de transporte, basta efetuar o pagamento diretamente nos validadores das estações, em equipamentos especificos para cartões de pagamento contactless.
Este tipo de soluções oferece pagamentos rápidos e cómodos dos títulos de transporte, e também traz benefícios aos operadores ao nível dos ganhos de eficiência e de qualidade da operação. 

Agora já pode, simplesmente encostar o seu cartão de pagamento contactless em qualquer estação Fertagus, validar e usar o serviço. O valor do bilhete é descontado diretamente na sua conta bancária, com toda a segurança e confiança.

Porque a mobilidade e a satisfação do cliente está no centro da nossa inovação tecnológica, vamos continuar a inovar.


Fertagus foi anfitriã do Workshop Presente e Futuro da Exploração Ferroviária.

Com a participação de várias entidades e especialistas do setor ferroviário, teve lugar no dia 15 de novembro no Centro de Formação do Parque Material de Coina, o Workshop “Presente e Futuro da Exploração Ferroviária”, trazendo a debate temas como “Desafios futuros da regulação técnica e de segurança”, promovido pela Autoridade Nacional de Segurança - IMT,  “Gestão operacional da R2M”, promovido pela NockTronic, e a “Nova abordagem das Operações ferroviárias”, promovido pela Infraestruturas de Portugal.

Ressalvam-se como momentos mais significativos, a partilha das diversas ferramentas de análise por parte do IMT, o desenvolvimento de soluções tecnológicas de gestão e monitorização da frota e da visão integradora e de disponibilização aos operadores de plataformas de gestão de operações da IP.

O dia foi de debate e partilha de conhecimentos, contando com a participação de especialistas de cada uma das entidades, que em muito contribuíram para o resultado classificado como muito positivo por parte de todos os envolvidos no evento, ressalvando-se a sugestão de voltar a efetuar novo encontro para partilha de conhecimentos e experiências por parte dos envolvidos.

O workshop, contou como destinatários os elementos de chefia intermédias das áreas operacionais e vários técnicos.