Bem-vindo à página oficial da Fertagus

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imagem de topo

O COMBOIO DA PONTE FAZ 20 ANOS.

A Fertagus ajudou a retirar 62 milhões de automóveis da ponte 25 de abril.

Comboio da Ponte faz 20 anos. A Fertagus ajudou a retirar 62 milhões de automóveis da ponte 25 de abril.

  • Foram transportados 390 milhões de passageiros nas últimas duas décadas, o equivalente a 37 vezes a população de Portugal;
  • Percorridos cerca de 40 milhões de Kms, que se traduzem em 1000 voltas ao planeta Terra;
  • Evitada a emissão de 780 mil toneladas de CO2;
  • Índice de pontualidade sempre acima dos 94%;

A Fertagus comemora 20 anos e, em duas décadas, transportou 390 milhões passageiros, ajudando a retirar da ponte 62 milhões de automóveis. A linha ferroviária que atravessa a ponte não só permitiu melhorar o fluxo de transportes de entrada e saída da cidade de Lisboa, como evitou a emissão de 780 mil toneladas de CO² nestes últimos 20 anos – cada passageiro representa atualmente apenas 23g CO²/Km.

Todos os dias, a Fertagus, eleita “Marca 5 Estrelas Regiões” pelo segundo ano consecutivo, transporta 83 mil passageiros que escolhem o comboio para fazer a travessia da ponte. E é assim há 20 anos, já com cerca de 40 milhões de quilómetros percorridos, o equivalente a 1000 voltas à Terra.

Nas últimas duas décadas, a Fertagus, que une 6 municípios à capital, ajudou a mudar o perfil de mobilidade dos passageiros que atravessam a ponte, daí ter a excelente avaliação de 4.5 em 5 pelos clientes. Não só tem sido crescente o número daqueles que o fazem de comboio, como são muitos aqueles que deixam os seus veículos nos mais de 6.200 lugares dos Parques Fertagus, que estão atualmente com uma taxa média de ocupação de 70% – ao longo de 20 anos, são já mais de 18 milhões de viaturas parqueadas.

“A Fertagus, ao longo destes 20 anos, tem investido sempre num serviço de qualidade. Ao longo de 20 anos não existiu nenhum mês em que a Fertagus não tenha cumprido as exigentes metas de pontualidade e regularidade de serviço.”, afirmou a administradora-delegada da Fertagus, Cristina Dourado.

A Fertagus, que foi a primeira empresa em Portugal que teve maquinistas do sexo feminino, é também um empregador relevante e o seu quadro de pessoal apresenta uma grande estabilidade. Com 168 colaboradoes (idade média de 44 anos) com 16 anos de antiguidade em média, cerca de metade está desde o início da empresa em 1999.

20 anos da Fertagus em números:

- 18 UQES – Unidades Quadruplas Elétricas (comboios de 4 carruagens);
- 10 milhões de passageiros transportados no primeiro ano de operação (julho de 1999 a julho de 2000);
- 21 milhões de passageiros transportados em 2018;
- Mais de 123 mil horas de formação ministradas;
- Índice de Pontualidade aos 3 minutos de 94%
- Índice de Pontualidade aos 5 minutos de 98%
- Índice de Pontualidade aos 10 minutos de 99%
- Índice de Regularidade 100%

OBRIGADO POR VIAJAR CONNOSCO!