
A Fertagus obteve resultados extramente positivos em termos de imagem e qualidade, com base num inquérito de satisfação realizado, junto dos utilizadores, durante o mês de novembro de 2022.
O Inquérito de Imagem e Qualidade 2022 permitiu avaliar a satisfação do cliente com os serviços prestados pela Fertagus, conhecer o perfil sociodemográfico do utilizador, caracterizar a mobilidade dos clientes e avaliar áreas em que podem ser introduzidas melhorias.
A Fertagus obteve um índice de satisfação global de 4,7 numa escala de 1 a 5, nos dias úteis, e de 4,8 aos fins-de-semana. Estes resultados são motivo de grande orgulho para a empresa, que assim consegue suplantar os resultados do último inquérito, realizado em 2018, quando atingiu os 4,5.
O índice global de satisfação nos dias úteis tem aliás vindo a subir consistentemente desde 2006.
A Fertagus orgulha-se de continuar a manter um padrão elevado de qualidade em todos os seus serviços, com os inquiridos a apontarem fatores como mais tempo livre, menos dispêndio de dinheiro ou menos stress, como impactos positivos da Fertagus na sua qualidade de vida.
Destaca-se ainda a elevada satisfação dos clientes com a rapidez, pontualidade, segurança e limpeza dos comboios. Já o fator preço, que embora tivesse uma avaliação positiva no passado, passou a ter a nota de 4,7. Os utilizadores também dão importância ao empenho da Fertagus nas questões ligadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento socioeconómico que traz para a região.
Em relação ao perfil sociodemográfico dos clientes da Fertagus este é caracterizado, aos dias úteis, por uma maioria de utilizadores com menos de 34 anos (65%) e com cerca de 35% estudantes. Ao fim-de-semana o perfil geral do cliente é ainda mais jovem. A maioria não tem carro próprio, desloca-se a pé, de metro ou de autocarro em conjugação com o comboio na sua jornada diária. Assiste-se, ainda, a uma deslocação massiva de sul para norte no período da manhã, com objetivo de trabalho e estudo, sendo Entrecampos a estação de destino de maior destaque.
Verificou-se, no entanto, uma ligeira diminuição dos clientes que usam o comboio todos os dias, para cerca de 86%, embora tenha aumentado para 94% a quantidade de clientes que, de certeza, usará o comboio da Fertagus no futuro.