Descarregue aqui a PICK HUB
A Pick Hub é uma aplicação para smartphone que permite ao utilizador escolher a melhor opção para todas as suas viagens, através de uma combinação de todos os transportes públicos existentes.
Com a Pick Hub pode planear as suas deslocações porta-a-porta e comprar e viajar na Fertagus e Sulfertagus.
Na Pick Hub também pode efetuar a compra e o carregamento do seu passe para a área metropolitana de Lisboa, desde que possua um cartão Lisboa Viva/Navegante.
A app Pick permite a aquisição de títulos ocasionais Fertagus (apenas Bilhetes simples normais Fertagus), assim como a compra e o carregamento de Passes Navegantes (exceto Passes Navegantes Família).
Os títulos ocasionais são adquiridos e utilizados através da aplicação no telemóvel. Saiba aqui mais informações sobre como viajar com bilhetes na Pick.
Para comprar e carregar os passes navegante, pode usar o telemóvel, aproximando o cartão físico, para carregar o título. Para viajar deve continuar a utilizar o cartão físico (Lisboa Viva/Navegante).
A validade dos títulos ocasionais e Passes Navegantes é a que está definida atualmente no sistema de bilhética da AML, podendo no caso dos títulos Navegantes ser adquiridos do dia 26 ao dia 25 do mês seguinte.
Em iOS, é necessário ter a versão 12.0 ou posterior e poderá ser instalada em iPhone, iPad e iPod touch. Em Android, requer sistema 6.0 ou superior.
O utilizador deverá dispor de meios de pagamento cartão de crédito e de utilização de dados móveis.
O telemóvel a utilizar deverá ter tecnologia NFC e garantir que não existem barreiras entre o leitor de NFC e o cartão (por exemplo capas de telemóvel).
O utilizador deverá garantir que dispõe de bateria suficiente para a realização da viagem, no caso de comprar e usar bilhetes.
Deverá no seu telemóvel aceder à Play store, Apple store, ou App Gallery e descarregar a aplicação Pick Hub. Depois deverá efetuar o registo na aplicação para poder adquirir títulos de transporte.
Caso não se pretenda registar e entre apenas como convidado, só poderá efetuar simulações de viagem, mas não poderá adquirir títulos de transporte.
Em primeiro lugar deverá adicionar os cartões de viagem à Carteira Pick (Lisboa Viva/Navegante).
Ligar o NFC nas Definições do telemóvel e encostar o cartão físico do passe (Lisboa Viva/Navegante) encostado à câmara, para ser lido pelo telemóvel. Quando a leitura estiver feita com sucesso, por favor confirme se os detalhes do cartão que está no telemóvel estão corretos. Depois dessa confirmação, o cartão será adicionado à Carteira Pick.
Para adicionar títulos ao seu cartão, terá de abrir a Carteira Pick e selecionar o cartão ao qual pretende adicionar o título. Escolha “Novo título” e, de seguida, selecione o título que pretende adicionar. Será então encaminhado para o Checkout, onde deverá rever os detalhes e efetuar a compra.
Confirme que tem o seu cartão físico consigo, para que possa enviar o título que acabou de adquirir para o mesmo. Depois de terminado este processo, está pronto a viajar.
Sim, para poder viajar nos diferentes opertadores de transporte com o passe Navegante, ainda necessita de usar o cartão físico (Lisboa Viva/Navegante) junto dos equipamentos de validação. A única diferença é que agora pode recarregá-lo onde quiser, quando quiser, sem ter de se dirigir a uma bilheteira ou a uma máquina de venda de bilhetes.
Para adquirir o cartão Lisboa Viva/Navegante, deverá dirigir-se a uma bilheteira da Fertagus ou a um Quiosque Viva instalado na estação do Pragal e solicitar o cartão (Lisboa Viva/Navegante).
No seu Perfil, selecione “Pagamento”. Depois, carregue em “Adicionar método de pagamento” e escolha o tipo de pagamento que deseja. De seguida, siga as instruções de cada método. Para já pode pagar através de Cartões de Crédito, mas no futuro, iremos disponibilizar mais opções.
A fatura é automaticamente enviada para o email associado à conta da Pick Hub. Se quiser fatura com NIF, deverá inseri-lo previamente no seu perfil ou no momento de aquisição do título associar o NIF pretendido
As faturas serão enviadas para o e-mail registado na Pick assim que efetua o carregamento do seu título.
Deverá entrar em contato com o Apoio ao cliente da Fertagus no prazo máximo de 5 dias úteis após a compra
NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite que dois aparelhos comuniquem quando aproximados. Os novos modelos de smartphones já têm incluída esta tecnologia, que é utilizada para, por exemplo, permitir que pague com o seu telemóvel. Para ligar e desligar o NFC, por favor vá às Definições do seu smartphone.
Em primeiro lugar, deve confirmar se o NFC do telemóvel se encontra ligado - se estiver desligado, por favor ligue-o. Se esta ação não resolver o problema, tente ler o cartão novamente, experimentando colocá-lo em várias posições na parte de trás do telemóvel, para o tentar detetar. Confirme que o telemóvel não tem qualquer capa que possa bloquear a comunicação do NFC. Se nenhuma destas ações funcionar, por favor contacte o Apoio ao Cliente do Operador que emitiu o cartão, pois é necessário verificar se existe algum problema com o cartão físico.
Sim pode. O carregamento de cartões físicos é efetuado no telemóvel para quem o utilizador pretender, sem esquecer que o método de pagamento está associado à conta Pick do telefone em uso. Pode também na altura de pagamento introduzir NIFs diferentes.
Para recarregar títulos no seu cartão, é necessário que abra a sua Carteira Pick e selecione o cartão correto. De seguida, escolha o título que pretende recarregar. Para ver todos os títulos disponíveis, arraste os títulos para a direita para escolher o correto. Depois de selecionar o título que pretende, carregue no botão “Recarregar título”. Será então encaminhado para o “Checkout”, onde deverá rever os detalhes da compra e pagar o carregamento do título. Confirme que tem o seu cartão físico consigo, para que possa enviar para o mesmo o carregamento do título que acabou de adquirir. Depois de terminado este processo, está pronto a viajar.
Pode ter até 4 títulos diferentes válidos no mesmo cartão. Este é o número máximo de títulos permitido por cartão.
Se perdeu o seu cartão, por favor entre em contato com um Gabinete de Apoio ao Cliente de um Operador da AML.
Se o seu cartão expirar, já não poderá recarregá-lo novamente, por isso deverá contactar o Gabinete de Apoio ao Cliente de um Operador da AML
Se o seu cartão expirou, já não o pode recarregar novamente, por isso deverá contactar o Gabinete de Apoio ao Cliente de um Operador da AML. No entanto, qualquer título válido que se encontre no cartão ainda poderá ser utilizado
Se o seu perfil expirou, deixa de poder beneficiar dos descontos associados ao mesmo. Para renovar o seu perfil, deverá contactar o Gabinete de Apoio ao Cliente de um Operador da AML. Qualquer título que tenha comprado antes do perfil expirar ainda será válido para viajar, mas qualquer compra que fizer após a expiração será sem os descontos associados
Desde o momento em que efetua a compra do título, tem de obedecer a duas condições para a poder enviar para o cartão físico mais tarde: tem de o fazer num período 1 hora e não poderá utilizar o cartão para qualquer fim ou ação (carregar/recarregar títulos, validar, etc.) até enviar o carregamento para o mesmo. Após 1 hora, a sua compra será cancelada e o dinheiro será devolvido.
Para enviar o carregamento para o cartão físico, tem de abrir a Carteira Pick, selecionar o cartão e título corretos e carregar no botão “Enviar para cartão”. Depois, apenas tem de encostar o cartão na parte de trás do telemóvel para que possamos guardar o carregamento.
Após a compra de qualquer título, tem 30 minutos para o poder cancelar e reembolsar. Para o poder fazer, as seguintes condições têm de se verificar: o título que pretende cancelar tem de ser o último que adquiriu e o seu cartão não pode ter sido utilizado para viajar/validado depois da compra. Para verificar se o seu título ainda pode ser cancelado, terá de carregar no botão “Cancelar e Reembolsar”. A Pick irá efetuar uma leitura ao seu cartão que permite saber se o título cumpre as condições acima indicadas e informá-lo-á se estas não se verificarem. Se for possível cancelar o título, basta encostar novamente o seu cartão para proceder ao cancelamento e reembolso, que será feito com brevidade.
Caso o título que pretenda trocar ainda não tenha iniciado a validade, tenha sido o último que adquiriu e o seu cartão não tenha sido utilizado para viajar/validado depois da compra, pode efetuar o Cancelamento e Reembolso e depois adquirir o título pretendido, isto se a compra não tiver sido efetuada à mais de 30 minutos. Caso não cumpra estes requisitos deverá entrar em contato com o Apoio ao Cliente da Fertagus.
Para efetuar pagamentos na aplicação Pick deve associar os métodos de pagamento pretendidos. De momento, estão disponíveis pagamentos através de MBway, ou cartões de crédito.
O cartão Lisboa Viva/Navegante é um cartão físico pessoal e intransmissível.
A validação do cartão Lisboa Viva/Navegante antes de cada viagem é obrigatória
A Pick Hub é uma aplicação intuitiva para o utilizador, criada a pensar na simplicidade de utilização. No entanto, se precisar de assistência para usar a Pick Hub, contacte-nos através de hello@ubirider.com ou info@fertagus.pt ou do nº 21 106 63 63.
Esta informação não invalida a consulta das Condições Gerais de Transporte da Fertagus