Na génese deste projeto, residiu a problemática comum às organizações que têm uma elevada taxa de esforço na recolha e análise de dados, para posterior transformação em informação célere e relevante, que apoie o processo de tomada de decisão.
O projeto teve como objetivo melhorar a eficiência do consumo energético das viagens ferroviárias, passando, numa primeira fase, pela implementação de processos de automatização de recolha de informação dos consumos das Unidades Quádruplas Elétricas (UQE’s), para posterior tratamento e análise dessa mesma informação.
A racionalização do consumo será feita, por um lado, a partir da informação recolhida sobre os consumos das UQE’s, que permitiu à Fertagus aperfeiçoar os procedimentos de condução dos maquinistas, e, por outro lado, através da regulação e manutenção dos sistemas.
Esta primeira fase do projeto encontra-se concluída, vindo o mesmo a entrar numa fase de expansão, através de uma vertente de análise diferenciada dos consumos energéticos, que irá permitir um estudo mais pormenorizado.
Para 2017, e como resultado, a Fertagus espera uma redução do consumo energético da frota, de aproximadamente 5%.
Saiba mais sobre este projeto através do vídeo case study.